08/05/2009

Convite


O convite de casamento é um dos primeiros itens a ser definido pelos noivos. De acordo com a cor e o estilo do convite, os convidados receberão a imagem do estilo do casamento. O convite deve transmitir a personalidade e o estilo dos noivos, podendo combinar ou não com a decoração da festa.
"O mais importante na escolha dos convites é que eles tenham o perfil dos noivos e da cerimônia ou festa que será dada. O convite é o primeiro contato que os convidados terão com o evento. Muitas vezes ele é determinante na decisão de ir ou não ao evento”, explicou Sandra Shimabukuro, da Be My Guest.
Os estilos de convite variam entre os tradicionais, modernos, despojados e até rústicos. Vários detalhes podem personalizar o convite e deixá-lo criativo e charmoso, como fotos do casal, caricaturas, desenhos, fitas, rendas, laços, pedrarias, flores, transparência e até aroma.



PAPEL: a escolha do papel é bastante importante, pois é ele quem vai trazer a sensação ao convite, afinal também sentimos pelo tato... Os tipos de papel mais utilizados sãoPapel Vergê gramatura 180, as cores mais comuns são o branco e o pérola, indicados para convites mais clássicos e tradicionaisPapel Telado gramatura 180, também comum no branco e pérola, indicado para todos os tipos de convitesPapel Couchê (brilhante ou opaco) gramaturas 160 a 180 serve para qualquer tipo de cerimôniaOff-Sete, Cartolina e C. Plus gramatura 180 são os mais utilizados e também servem para qualquer tipo de convitePapel Reciclado gramatura 180 está na moda mas remete a um casamento mais moderno e informalAcetato é a famosa transparência utilizado para convites que terão algum tipo de fundo como um desenho, uma foto, caricaturas ou ainda para aquelas caixinhas com forraçãoPapel Vegetal muito utilizado para fazer convites tipo pergaminho que vem ernrolados podendo ou não estar dentro de tubos, e, também, para alguns tipos de convites com fundo.Existem outras qualidades, mas acho que essas são as mais comuns...obs.: Gramatura????? Gramatura é a espessura do papel, quanto maior o número, mais grosso o papel.

TEXTO: na minha opinião esses textos prontos não são lá essas coisas, já ta todo mundo tão acostumado que ninguém lê... então eu sugiro algo original, mesmo em casamentos clássicos e formais o texto do casamento pode ser algo único, então por defender esta idéia, não vou sugerir nenhum modelo pronto, mesmo porque para quem prefere, existem trocentos zilhões na net, mas eu indicaria que as noivinhas escrevam o que gostariam, o que sentem é tão mais lindo, mais emotivo (e casamento É emoção), aí vale colocar desenhos, fotos, caricaturas (muito em alta), monogramas, enfim aquilo que o coração mandar. Ta aí minha dica para o texto e o layout do convite!
ENVELOPE: podemos ou não optar pelo uso do envelope, depois vou postar modelos de convites com e sem eles. No caso de optarem pelo seu uso, os papeis são basicamente os mesmos, o que se pode e deve variar é a cor, tentem acompanhar a cor escolhida para o casamento. Os envelopes, na sua grande maioria, serão comprados já prontos, mas existem alguns modelos que são simplesmente uma folha A4 (tamanho do sulfite) envolvida no convite, aí vai da criatividade de cada um...

TAGS ou ENDEREÇAMENTOS: para subscrever um convite de casamento à mão é necessário uma excelente caligrafia, como isso nem sempre está ao nosso alcance, uma alternativa muito utilizada são os tags, que nada mais são que cartõesinhos com o nome de quem vai receber o convite, estes são impressos nas mais variadas fontes e podem ser utilizados todos os papeis citados, o único menos indicado são os reciclados, pois para o tag se recomenda que seja de cor sólida (branco, preto, bege ...), sendo também muito comum e bonitos os impressos em acetato e papel vergetal. Para subscrever pode-se usar o tom formal - SR Fulano e Família, SR e SRa Ciclano de Tal, Sr Beltrano e Esposa, Família NNN. Ou então uma forma mais informal - Fulano de tal e Família, Fulano e Fulana, Ciclano e Filhos. E ainda os mais Carinhosos e irreverentes - Tio Tal e Tia tal, Madrinha Ciclana, Aos Grandes amigos Fulano e Beltrana, podendo até colocar apelidos Zuzinha, Tio Chiquinho enfim.

LACRES: os lacres podem ser os tradicionais comprados em cartelas alto colantes. Mas a originalidade tem tomado conta deste quesito e, assim, temos encontrado biscuit (no tema do casamento) fitinhas com lacinhos que inclusive já servem para prender o tag, flores artificiais (as naturais além de murcharem mancham o papel), pedacinhos de pau de canela (se for o caso de fazer parte do tema do casamento), conchinhas, mini fotos, lacres personalizados com as iniciais ou algum tipo de desenho ...Agora alguns modelitos para vocês se inspirarem...Ahhh, antes uma coisinha: cada folha destes papais que eu mencionei custam em torno de R$ 0,50 a 1,00 real - por aí da para se ter uma idéia da economia né?!Bem, teria mais um monte de coisas para falar sobre convites, principalmente porque fui eu quem fiz o meu rs (o modelo é o primeiro do primeiro desenho... hehe). Mas o mais importante é que não foi difícil, nem para mim, e nem será para vocês... e se precisarem sabem que podem contar comigo, qualquer dúvida, sugestão, critica ou elogio (hummm....)rs bjos a todas, e para quem estiver pensando em colocar a mão na massa, boa sorte e parabéns! Fiquem com Deus!!!

Fonte: Blog Foi Assim

0 comentários:

 

Page copy protected against web site content infringement by Copyscape